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quinta-feira, 19 de novembro de 2009

PROPOSTA PEDAGÓGICA EMFAQUE

A Proposta Pedagógica é o planejamento de tudo que a escola tem a intenção de fazer, de realizar, lançando para adiante, com base no que tem, buscando o possível. E melhorar o presente e antever um futuro melhor do que o presente.
Esta Proposta vai além de um agrupamento de planos de ensino e de atividades diversas, não sendo algo que é construído e em seguida arquivado ou encaminhado às autoridades educacionais como prova de cumprimento de tarefas burocráticas. Ela é construída e vivenciada em todos os momentos, por todos os envolvidos com o processo educativo da escola, tendo o objetivo de buscar uma nova organização para a escola e estabelecer um rumo, uma direção, um sentido explícito, com um compromisso estabelecido coletivamente. É através dela que a Escola saberá com clareza, para onde vai, como caminhar e porque vai nesta ou naquela direção.
Esta Proposta Pedagógica é fundamentada na política nacional - Lei de Diretrizes e Base da Educação n. º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que prevê no seu artigo 12 Inciso I que os Estabelecimentos de Ensino terão a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica, baseado na democratização do ensino, sugerindo medidas ordenadas na escola, considerando sua autonomia.
Em se pensando numa Proposta Filosófica e Pedagógica para a Escola Municipal Família Agrícola - EMFAQUE, há que se considerar diversos fatores: a experiência e a fala do grupo envolvido; as diversas correntes de pensamentos filosóficos; a conjuntura e a estruturação da sociedade brasileira e mundial.
Assim, a filosofia e a metodologia diferenciada valorizará a mulher e o homem do campo, possibilitando a inserção ativamente em sua comunidade, bem como na sociedade urbana na qual se relaciona e interage.
Para se concretizar um projeto com metodologia diferenciada, a estrutura da Escola, a disponibilidade e a vontade do corpo docente, corpo discente, corpo administrativo e a associação, devem estar direcionados para um mesmo rumo: a melhoria da qualidade de vida do campo.
É preciso então criar e recriar condições para que a Mulher e o Homem da Terra tornem-se sujeitos (as) da história, interagindo na sua realidade e no mundo.
Dentro desta Proposta, a permanência e a fixação da Mulher e do Homem do Campo dar-se-á quando este reconhecer que pode ter maiores chances de sobrevivência com as mesmas ou melhores condições que a Mulher e o Homem da Cidade.
O ambiente escolar deve ser agradável, ser um espaço pedagógico, possibilitando o crescimento individual e coletivo, viabilizando o conhecimento e o aprendizado de forma mais produtiva.
Ter a preocupação com o meio rural é uma constante, bem como o meio geográfico em que a escola está inserida favorecendo assim, uma visão de mundo, reconhecendo-se parte integrante do mesmo.
O compromisso com a educação passa por diversos caminhos. Resgatar a valorização do ensino e a qualidade deste é um dos caminhos para que o processo de Educação Popular torne-se viável e aplicável.
O profissional para este tipo de educação precisa e deve preocupar-se para que a escola funcione como uma dinamizadora de potencialidades, redescoberta e releitura do mundo.

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