Pages

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

DEMANDA DA EMFAQUE

O que está em questão é um projeto de educação do campo que tem compromisso com a promoção do ser humano, um projeto comprometido com o desenvolvimento rural. A ideologia que fundamenta e que orienta a prática educativa da Escola Municipal Família Agrícola - EMFAQUE, nasce da consideração do homem e da mulher rural como ponto central e convergente da sua realidade. Assim a Escola Municipal Família Agrícola - EMFAQUE, objetiva juntar forças sociais no meio rural em vista de desenvolver uma educação o mais integral possível da pessoa – formar indivíduos que se sintam capazes de encontrar em si e em sua comunidade as forças necessárias para o engajamento em mudanças políticas, sociais, técnicas e econômicas.
Esta Escola foi criada para atender a uma clientela específica e trabalhar uma educação onde se tenha o máximo de participação, envolvendo a família para que assuma junto à escola seu papel de verdadeira educadora, uma educação partindo sempre da experiência vivida pelo aluno para que ele não se desligue do seu meio, facilitando a compreensão e, sobretudo despertando-o para analisar e refletir sua realidade. Dessa forma, operando a integração da vida com a escola, o projeto educativo deixa de ser responsabilidade única da instituição e passa a ser comungado por vários agentes comprometidos com o desenvolvimento social, técnico, político e econômico do seu meio.
A EMFAQUE atende jovens filhos de pequenos agricultores, assentados, chacareiros e municípios vizinhos. Que estão a uma distância da escola de 06 a 250 Km.

Nenhum comentário: