Pages

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

CARACTERIZAÇÃO DA EMFAQUE

A Escola Municipal Família Agrícola - EMFAQUE, é um projeto de educação do campo e para o campo, com uma pedagogia própria, para um público específico: do povo camponês, assentado pelo projeto de reforma agrária do país, em Mato Grosso.
Os assentados são famílias sem-terra, que receberam do INCRA ou do Estado, uma área de terra variando de 70 a 100 hectares. O tamanho da área é definido dependendo da negociação entre o órgão competente, trabalhadores e a qualidade do solo. A exploração da propriedade é conduzida em regime de economia familiar.
Essas famílias, antes de serem assentadas, exerciam as atividades de: bóias-frias, arrendatários e meeiros. Optaram por participar de ocupação de terras improdutivas, através de organizações dos trabalhadores sem-terra, devido terem de alguma forma sua raiz na agricultura e sonhavam em serem donos de seu próprio pedaço de chão. Na sua maioria permaneceram nos acampamentos de moradia de lona, numa vida de precariedade. São de origem dos Estados do Nordeste, Sul, Norte, Centro-Oeste e até do nosso país vizinho, Paraguai. Existe também uma peculiaridade de um grupo denominado: Brasiguaios - que são as famílias brasileiras que viveram no país vizinho, cultivando lavouras como meeiros, arrendatários, empregados de fazendas ou até proprietários, que decidiram lutar por um pedaço de chão na própria pátria.
Geralmente, são famílias bastante carentes, sem formação escolarizada, sem muitos conhecimentos técnicos/científicos e pouca aceitação tecnológica alternativa na área de agropecuária.
Os jovens são de faixa etária entre 09 a 18 anos, de raça negra e branca, 98% de origem mato-grossense, alguns até nascidos em acampamentos. São jovens trabalhadores, agricultores e estudantes.

Nenhum comentário: