Pages

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

IDENTIFICAÇÃO

A Escola Municipal Família Agrícola de Querência (EMFAQUE), está situada na Estrada R-9, s/n – Campo Experimental, Setor Setor Rural. Tem como Entidade Mantenedora a Prefeitura Municipal de Querência, Cep: 78.643-000, fundada em 14 de abril de 2001, tem como objetivo principal à promoção integral dos pequenos agricultores rurais.
A EMFAQUE oferece o Ensino Fundamental e o Ensino Médio Profissionalizante ( Técnico em Agropecuária com Ênfase na Agricultura Familiar) fruto de um processo que iniciou com o desenvolvimento das atividades com a 1ª turma no ano de 2001 no CTG (Centro de Tradições Gaúchas de Querência). No mesmo ano, com a aquisição da Sede Própria, continuou suas atividades no endereço acima citado. Vem a cada dia, ampliando novos horizontes, na perspectiva de melhoria e organização da qualidade do ensino-aprendizagem.
A EMFAQUE, no seu oitavo ano ano de funcionamento em sede própria, conta hoje com turmas de 7º, 8º , 9º ano e Ensino Médio . É uma escola que visa atender filhos (as) de agricultores rurais da região conveniados com a Secretaria Municipal de Educação, e ainda recebe apoio de algumas Entidades e grupos organizados em Querência (Entidades Parceiras). Trabalha com o Sistema de Alternância, onde o aluno permanece um período na escola em regime de internato denominado Sessão Escolar e um período em casa denominado Sessão Familiar, ou seja, o meio rural.
Isto nos possibilitou observar necessidades de mudanças no que se refere à organização curricular, principalmente no aproveitamento de competências e experiências anteriores.
Buscou-se neste trabalho atender dentro das determinações legais, as necessidades vivenciadas pelo município de Querência que concentra mais de 30% de sua população na zona rural, isto sem perder a identidade específica da Escola, o que foi possível através de uma ação coletiva e participativa.

Nenhum comentário: