Pages

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

AS ESCOLAS FAMÍLIA AGRÍCOLA NO BRASIL E NO MUNDO

A Escola Família Agrícola tem origem em Lauzun-França em 1935, onde os pais Agricultores, ajudados por um vigário – Abbé Granereau, organizaram um tipo de ensino onde os jovens alternavam períodos na Paróquia e na Família. Tal ritmo possibilitava que os jovens estudassem e trabalhassem.
Essa experiência foi aos poucos sendo estruturada, possibilitando a permanência de uma semana no internato, seguida de duas semanas na propriedade agrícola, dando início à modalidade Pedagogia da Alternância. Mais tarde, adaptando-se em vários países da Europa e América Latina.
A Pedagogia da Alternância, hoje está presente nos cinco continentes. Chegou no Brasil em 1968 e atualmente existe em 18 estados com um número aproximado de 113 escolas.
No Brasil o modelo foi adaptado pelo MEPES (Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo), através do padre Humberto Pietrogrande, jesuíta italiano.
O MEPES foi fundado em 1968 no Município de Anchieta, estabeleceu contatos com as paróquias e instituições Municipais de quatro Municípios do Sul do Estado – Anchieta, Iconha, Rio Novo do Sul e Alfredo Chave, onde iniciou suas primeiras ações para um trabalho de pesquisa - levantamento sócio-econômico da região, onde seriam implantadas as primeiras Escolas Famílias Agrícolas.
Concomitantemente a esse trabalho, um grupo de jovens agricultores brasileiros, eram treinados na Itália, no Centro de Cooperação Agrícola Trevisano. Assim, em 1969/70, iniciam suas atividades as Escolas Famílias Agrícolas de Olivânia, Alfredo Chaves, Rio Novo do Sul e Campinho de Iconha.
Em 1972 o modelo se expandiu para o Norte do Estado do Espírito Santo. Inicia-se em Olivânia a primeira Escola de 2º Grau para atender a clientela que terminava o primeiro ciclo. A experiência rompe fronteira do Estado, ganha o Nordeste do Estado da Bahia e mais tarde outros Estados Brasileiros.
Hoje o MEPES, presta assessoria pedagógica, bem como prepara os profissionais, através do seu Curso de Formação, para atuarem no projeto no Espírito Santo ou em qualquer Estado do Brasil.
As Escolas Famílias Agrícolas, para assegurar suas características de educação do campo e os princípios básicos da pedagogia da alternância, estão organizadas a nível internacional na AIMFR - Associação Internacional dos Movimentos Familiares de Formação Rural, com sede em Paris-França.
No Brasil, em nível nacional, na UNEFAB - União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil, com sede em Brasília - DF. E ainda em diversos regionais, devido às questões geográficas do país. A Escola Municipal Família Agrícola - EMFAQUE de Mato Grosso, é filiada a UNEFAB e compõe o regional AEFACOT - Associação das Escolas Famílias Agrícolas do Centro Oeste e Tocantins, com sede em Orizona-GO.

Nenhum comentário: