Pages

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

EMFAQUE EM MATO GROSSO -Contexto geográfico, histórico e político social de Querência-MT

Contexto geográfico, histórico e político social de Querência-MT:
Querência do latim “quaerere” (querer), adaptado para o Espanhol platino “Querência”; o termo assume o sentido de lugar onde o gado costuma ficar, em sentido de translado; lar, querido lar.
Começou a existir em dezembro de1985, com a chegada das primeiras famílias, vindas da região sul do país, dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, em menor número do estado do Paraná.
O processo migratório foi acelerado no de 1991, Querência era vila considerável, em conseqüência da vontade dos moradores e da prefeitura de Canarana, foi elevada a condição de Distrito, em 04 de março do mesmo ano.
A distritação propiciou um novo ciclo de transformações de Querência, sendo que as necessidades até em tão não era plenamente atendidas com isto passaram a ser, proporcionando um novo impulso de desenvolvimento que rumou a dependência política e administrativa.
Em 06 de agosto do mesmo ano aconteceu a aprovação pelo o plenário da Assembléia Legislativa do projeto de criação do município, sendo que o mesmo foi sancionado pelo então Governador do MT Sr Jaime Veríssimo Campos, no dia 19 de dezembro de 1991, sobe projeto de Lei Estadual n° 5.895191.
O município possui área total de 17.575,33 Km. Possui aproximadamente 11.000 habitantes, sendo que 5.600 reside na área urbana, 3.800 na área rural e 1.600 são indígenas.
O município situa-se a noroeste do estado do MT, limitando-se com os municípios de Alto Boa Vista, Ribeirão Cascalheira, São Felix Do Araguaia, Feliz Natal, Gaúcha do Norte e Canarana.
No município existe 500 propriedades rurais e mais 1.000 parcelas distribuídas nos 05 assentamentos implantados pelo INCRA: Coutinho União; P.A. Brasil Novo; P.A. Pequi; P.A. Pingo D’Água; São Manoel.
Nasce em 2001 a Escola Municipal Família Agrícola de Querência – EMFAQUE, com duas turmas de 5ª séries, no total de 61 alunos. A EMFAQUE é uma instituição mantida pela Prefeitura Municipal de Querência e mantém parcerias com outras instituições públicas e privadas do município e região.

Um comentário:

Anônimo disse...

edipo luis costa manda um abraco para todos.