Pages

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

II JORNADA NACIONAL DE JOVEM RURAL


Foi realizado nos dias 17,18 e 19/09 a II Jornada Nacional do Jovem Rural, na cidade de Luziânia—GO. Participaram do evento jovens de 22 Estados. O encontro tinha como objetivo articulação, mobilização e desenvolvimento do jovem rural através de um espaço de integração entre as diversas realidades da juventude brasileira.

Representando a EMFAQUE, participaram o professor/monitor, Jeferson Vanderlei Geiss e o aluno Junio José da Costa, que seguiram para a Jornada direto do Congresso.

Foram realizados trabalhos em grupo para assegurar a participação de todos nas discussões dirigidas por painelistas. Foram abordadas questões relevantes tais como: A Participação da Juventude na Sociedade; A Juventude na Sociedade; A Juventude Como Reflexo da Sociedade; Articulação e Participação Social; Desenvolvimento Rural, entre outros.

Após cada painel, os jovens e demais participantes da jornada pensaram juntos propostas para o desenvolvimento de Políticas Públicas para a Juventude.

Além dos debates, foram realizadas várias apresentações culturais retratando anseios e dificuldades do camponês, bem como divulgando a cultura de cada região.

Ainda durante o evento, foi realizado o lançamento do livro Juventudes Rurais: cultura e desenvolvimento, de Maurício Barros de Castro, que pretende divulgar as ações voltadas a educação dos jovens rurais.

“ Eu vejo a Jornada como uma oportunidade de troca de conhecimentos” definiu Junio José.

Nenhum comentário: