Pages

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

CAMPANHA ADOTE UMA ÁRVORE É UM SUCESSO!

Em comemoração ao Dia da Árvore neste 21 de setembro, a EMFAQUE em parceria com Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia - IPAM, Instituto Socioambiental - ISA, Sicredi e Viveiros Árvores e Jardins, promoveu a II edição da Campanha Adote uma Árvore. Foram entregues mudas de árvores ornamentais e nativas para quem passou na rótula da Avenida Central esquina com a Avenida Cuiabá.

Professores e alunos da EMFAQUE e funcionários do Sicredi fizeram a entrega de mudas para a comunidade querenciana. Foram distribuídas mudas de: Oiti, Pupunha, Eucalipto, Breu, Morototó, Fícus, Cajú, e as medicinais Dipirona e Rui Barbo.

(Foto EMFAQUE)
Esta campanha teve inicio em 2006, como uma forma de lembrar a população da importância das árvores para a vida, bem como estimular o plantio. A Campanha em suas duas edições foi bem aceita pela população.

A cada ano a Campanha ganha força. Em 2006, foram distribuídas aproximadamente 500 mudas. Já em 2007 o número subiu para 700 mudas doadas.

Este ano a novidade foram as plantas medicinais. As espécies Dipirona e Rui Barbo foram inseridas na Campanha tendo ótima aceitação. As propriedades medicinais e o tamanho, podendo ser cultivadas em vasos, foram os diferenciais que estimularam a procura.

Foram escolhidas espécies nativas que poderiam ser usadas em áreas de Preservação Permanente como o Breu e Morototó. Pupunha e Eucalipto podem ser comercialmente exploradas. Estas espécies foram levadas principalmente por pessoas que tem chácaras, lotes rurais e fazendas.

As ornamentais foram as preferidas da população da cidade. O Oiti esta sendo muito procurado para plantio nos passeios das ruas. Na zona urbana as pessoas demonstraram preferência por plantas de copada menor e que aceitam podas.

Nenhum comentário: