Pages

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

INFORMATIVO ÁREA TÉCNICA


A Escola Municipal Família Agrícola de Querência-EMFAQUE após o inicio do recebimento da primeira parcela do projeto do Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Mato Grosso - CEPROTEC, o aviário e pocilga juntos aos alunos do terceiro ano, iniciaram as primeiros atividades buscando a melhoria da qualidade de ensino do jovem.

Nas aulas práticas foram abatidos um total de 38 frangos de Corte. A cama de frango retirada será aproveitada para adubação de canteiros de hortaliças.

Aconteceram cursos oferecidos pela EMFAQUE ministrados pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) que favoreceram a escola e os alunos, ajudando no aperfeiçoamento do seu aprendizado sobre “técnicas de abate” que podem ser aplicadas tanto para suínos, bovinos e aves.

No aviário há 277 frangos, entre: frango de corte, caipira e galinha poedeira.Todos são cuidados pelos alunos.

Segundo os alunos: Wellinton, Késsia, Kelly e Gracielly a pratica ajudou no fortalecimento do aprendizado do curso.

As aves criadas e abatidas na escola estão sendo utilizadas na alimentação dos alunos.

4ª FEIRA NACIONAL DE AGRICULTURA FAMILIAR

No dia 03 de Outubro, partiram de Querência com destino á Brasília, representantes de assentamentos, lavoreiros, associações, sindicatos e lideranças locais, para participar da 4ª Feira Nacional da Agricultura Familiar, de 04 a 06/10.

Representando a EMFAQUE, participaram o presidente da AEFAQUE, Sr. Carlos Alberto de Souza Jardim, e os Alunos do 3º Ano do Ensino Médio, Glauber Schmitt e Anderson Moreira Viana.

Na tarde do dia 04 de Outubro os participantes foram conhecer o departamento do Instituto Socioambiental—ISA, onde tiveram uma reunião sobre papel do ISA no Brasil.

No dia 05 de outubro visitaram a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA Hortaliças e Forrageiras. Receberam materiais didáticos sobre plantas nativas do Cerrado e conheceram experimentos de mandioca com mais de 500 variedades.

No sábado dia 06 de outubro passaram o dia todo na feira, onde foram oferecidos os produtos das pequenas propriedades representando a agricultura familiar de todo o país.

II JORNADA NACIONAL DE JOVEM RURAL


Foi realizado nos dias 17,18 e 19/09 a II Jornada Nacional do Jovem Rural, na cidade de Luziânia—GO. Participaram do evento jovens de 22 Estados. O encontro tinha como objetivo articulação, mobilização e desenvolvimento do jovem rural através de um espaço de integração entre as diversas realidades da juventude brasileira.

Representando a EMFAQUE, participaram o professor/monitor, Jeferson Vanderlei Geiss e o aluno Junio José da Costa, que seguiram para a Jornada direto do Congresso.

Foram realizados trabalhos em grupo para assegurar a participação de todos nas discussões dirigidas por painelistas. Foram abordadas questões relevantes tais como: A Participação da Juventude na Sociedade; A Juventude na Sociedade; A Juventude Como Reflexo da Sociedade; Articulação e Participação Social; Desenvolvimento Rural, entre outros.

Após cada painel, os jovens e demais participantes da jornada pensaram juntos propostas para o desenvolvimento de Políticas Públicas para a Juventude.

Além dos debates, foram realizadas várias apresentações culturais retratando anseios e dificuldades do camponês, bem como divulgando a cultura de cada região.

Ainda durante o evento, foi realizado o lançamento do livro Juventudes Rurais: cultura e desenvolvimento, de Maurício Barros de Castro, que pretende divulgar as ações voltadas a educação dos jovens rurais.

“ Eu vejo a Jornada como uma oportunidade de troca de conhecimentos” definiu Junio José.

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

EMFAQUE PARTICIPA DO IV CONGRESSO E III ASSEMBLÉIA DA EFACOT


A EMFAQUE participou nos dias 14, 15 e 16/09, do IV Congresso e III Assembléia da Associação das Escolas Família Agrícola do Centro-oeste e Tocantins—AEFACOT. O evento foi realizado na cidade de Uirapuru—GO, contando com a participação das 12 escolas da regional. Representando a EMFAQUE participaram: o presidente da Associação da Escola Família Agrícola de Querência—AEFAQUE, Sr. Carlos Alberto de Souza Jardim, a tesoureira e monitora Maria Lúcia Barbosa Ribeiro, a Diretora da EMFAQUE Lenir Tiecker, os pais de aluno: Sr. Nilson Carvalho Viana, Sr. Francisco Sirqueira da Silva, Sr. Osvaldo Luiz de Sousa, Sra. Ivonete P. dos Santos Soares, Sra. Lucy Souza Silva, os alunos: Leandro Ribeiro, Itamar Alexandre Lopes, Gracielly C. de O. e Souza, Wellinton dos S. Soares, Junior Felipe, Junio José da Costa, s monitores Jeferson Vanderlei Geiss e Gilmar Hollunder e representando os funcionários, Laudeci dos Santos de Almeida, e a comunidade a Sra. Marinez Wintter.

Foram realizadas palestras, cursos, debates e passeatas sobre o tema agroecologia. Foram apresentadas as iniciativas de cada escola em relação ao tema, sendo discutidas alternativas e formas de desenvolvimento através da agroecologia.

Durante o evento, foi realizada a eleição da nova diretoria da AEFACOT, ficando assim definida: Presidente - Maria Aparecida de Oliveira;

Vice-presidente: Manoel dos S. Carvalho e como vice-tesoureiro, representando a AEFAQUE, o Sr. Carlos Alberto

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

CAMPANHA ADOTE UMA ÁRVORE É UM SUCESSO!

Em comemoração ao Dia da Árvore neste 21 de setembro, a EMFAQUE em parceria com Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia - IPAM, Instituto Socioambiental - ISA, Sicredi e Viveiros Árvores e Jardins, promoveu a II edição da Campanha Adote uma Árvore. Foram entregues mudas de árvores ornamentais e nativas para quem passou na rótula da Avenida Central esquina com a Avenida Cuiabá.

Professores e alunos da EMFAQUE e funcionários do Sicredi fizeram a entrega de mudas para a comunidade querenciana. Foram distribuídas mudas de: Oiti, Pupunha, Eucalipto, Breu, Morototó, Fícus, Cajú, e as medicinais Dipirona e Rui Barbo.

(Foto EMFAQUE)
Esta campanha teve inicio em 2006, como uma forma de lembrar a população da importância das árvores para a vida, bem como estimular o plantio. A Campanha em suas duas edições foi bem aceita pela população.

A cada ano a Campanha ganha força. Em 2006, foram distribuídas aproximadamente 500 mudas. Já em 2007 o número subiu para 700 mudas doadas.

Este ano a novidade foram as plantas medicinais. As espécies Dipirona e Rui Barbo foram inseridas na Campanha tendo ótima aceitação. As propriedades medicinais e o tamanho, podendo ser cultivadas em vasos, foram os diferenciais que estimularam a procura.

Foram escolhidas espécies nativas que poderiam ser usadas em áreas de Preservação Permanente como o Breu e Morototó. Pupunha e Eucalipto podem ser comercialmente exploradas. Estas espécies foram levadas principalmente por pessoas que tem chácaras, lotes rurais e fazendas.

As ornamentais foram as preferidas da população da cidade. O Oiti esta sendo muito procurado para plantio nos passeios das ruas. Na zona urbana as pessoas demonstraram preferência por plantas de copada menor e que aceitam podas.